Atualmente, a preocupação com a sustentabilidade faz parte do cotidiano de muitas camadas da sociedade. Afinal, como parte do meio ambiente, todos temos responsabilidades pela preservação de recursos naturais, não é mesmo? Os setores industrial e comercial não ficam fora disso. Em relação à logística e transporte de cargas, é possível contribuir ao reduzir emissão de CO2 na frota.
No Brasil, o transporte de cargas mais utilizado é o rodoviário. Primordialmente pelo seu custo-benefício, garantindo, ainda, maior alcance comparado a outros modais de transporte. Além disso, em algum momento do trajeto de mercadorias por outros meios, esta carga passará por uma rodovia.
Nesse sentido, a queima de combustíveis fósseis acaba se tornando um problema, devido à quantidade de resíduos químicos que este processo causa. Pensando nisso, trouxemos informações que podem auxiliar motoristas e empresas a reduzir emissão de CO2 em seus veículos. Veja a seguir e boa leitura!
Manutenção regular dos veículos
Em primeiro lugar, realizar a revisão prévia e periódica de qualquer veículo tem um papel fundamental para reduzir emissão de CO2. Especialmente em caminhões, essa é uma maneira bastante simples de trazer mais sustentabilidade para o transporte.
Assim, você garante que os componentes do seu meio de transporte tenham uma vida útil maior. Por exemplo, ao realizar a recapagem de pneus, evita-se a substituição e descarte desse material. Ainda, ao calibrá-los, é possível aumentar o rendimento do veículo e diminuir o consumo de combustível. Também é importante verificar a qualidade do óleo e o seu filtro, para que o motor funcione adequadamente.
Ou seja, um cronograma de revisão ajuda a reduzir a quantidade de resíduos no meio ambiente e otimiza recursos.
Escolha do combustível
A queima de combustíveis tem alto impacto na poluição do ar. Nesse sentido, para reduzir emissão de CO2, é importante avaliar as opções do mercado.
Ao escolher veículos elétricos, a emissão de carbono é nula. Contudo, como esta não é uma opção viável para todos os motoristas, pode-se dar preferência aos que geram menos impacto. Por exemplo, entre as opções disponíveis no mercado, o álcool é a que gera menos poluentes. Em seguida, está a gasolina e o diesel. Ainda, existem opções de biocombustíveis que, além de econômicas, são sustentáveis.
Redução de caminhões sem carga
Do mesmo modo, otimizar o uso de caminhões da frota é altamente eficaz para reduzir a emissão de CO2. De acordo com especialistas, mais de 25% das viagens de caminhões, no Brasil, ocorrem sem carga. Esse índice reflete não apenas como perda monetária para o caminhoneiro e para a empresa, mas também sendo uma problemática para o meio ambiente.
Nesse sentido, realizar um bom planejamento logístico para evitar ao máximo o retorno destes veículos descarregados, é sinônimo de economia. Afinal, há maior compensação de frete e otimização de recursos neste processo.
Capacitação frequente dos motoristas
Finalmente, para garantir os cuidados necessários no processo de reduzir a emissão de CO2, os motoristas são peça chave. Recomenda-se realizar treinamentos regulares, para capacitar funcionários e proporcionar conhecimento.
Para isso, é ideal conscientiza-los sobre vícios de direção, manutenção dos veículos e como suas ações impactam o meio ambiente. Afinal, ter responsabilidade na direção ajuda na economia de combustível e conserva peças do veículo.
Aqui na Campodoro Transporte & Logística nos preocupamos em reduzir a emissão de CO2 no meio ambiente. Trabalhamos para fazer entregas mais eficientes e sustentáveis. Saiba mais sobre nossos serviços em nosso site. Ficaremos felizes com o seu contato!