Blog

Campodoro - Caminhões elétricos

Compromisso com a Sustentabilidade: caminhões elétricos

A preocupação com o meio ambiente é uma constante para nós, do Grupo Risotolândia. Por isso, além de fornecer soluções inteligentes para refeições coletivas, também buscamos desenvolver e aplicar práticas sustentáveis em nosso meio, principalmente em nossa gestão logística. É por esse motivo que anunciamos a inclusão de 2 caminhões elétricos na nossa frota!

 

Como uma extensão do Grupo Risotolândia, nós, da Campodoro, percorremos cerca de 200 mil km por mês, transportando mais de 550 mil refeições diárias. Agora, estamos realizando sua trajetória de maneira mais limpa, sem emitir CO2. São ações como essas que nos comprometem a construir um futuro mais sustentável!

 

“Um dos nossos maiores públicos consumidores é justamente o da educação pública. Diariamente atendemos mais de 120 rotas passando por unidades educacionais de Curitiba, São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande, na RMC, para entregar alimentação escolar a milhares de alunos. A nossa logística é, definitivamente, uma das etapas mais importantes do nosso serviço e, por isso, demos um grande passo ao adquirir, para nossa frota própria, dois caminhões baú (com capacidade para até 3.5 toneladas de carga seca) 100% elétricos.” – comenta Edilson Borges, gerente de facilities do Grupo Risotolândia.

 

 

Antes de tudo, o que são Caminhões Elétricos? 

 

Como o próprio nome sugere, os caminhões elétricos são aqueles que dependem de energia elétrica para realizar suas principais funções, utilizando baterias recarregáveis. Como resultado, eles eliminam a dependência de combustíveis fósseis para se locomover. 

 

Ao contrário dos veículos convencionais, os elétricos possuem uma bateria acoplada ao local destinado ao motor. Assim, em vez de gerar tração por meio da combustão de combustíveis, a energia elétrica assume esse papel, causando baixo impacto ambiental. 

 

Nesse sentido, os caminhões elétricos surgem como uma opção sustentável em comparação aos movidos a diesel, responsáveis pela emissão de 30 toneladas de CO2 por ano. Eles também trazem diversos benefícios, como: 

 

  • integração com diversas outras tecnologias; 
  • potência semelhante à de motores convencionais; 
  • alta eficiência e durabilidade; 
  • custo operacional econômico; 
  • e carregamento ágil. 

 

Infelizmente, os caminhões elétricos, assim como outros veículos da linha, possuem alto valor de investimento. No entanto, esse investimento é retornado pelo impacto ambiental zero causado pela locomoção, além da economia com combustíveis.

 

 

Compromisso com a Sustentabilidade 

 

Assumimos um compromisso forte com a sustentabilidade, uma vez que entendemos que o cuidado e a preocupação devem ocorrer como um todo. Dessa forma, com ações voltadas para o respeito à natureza e a conscientização sobre o descarte de resíduos, podemos, aos poucos, transformar o mundo. 

 

Fazendo com que essas práticas e ações inovadoras ajudem a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU. Grande feito que proporcionou ao Grupo Risotolândia o Selo Sesi ODS 2022, em reconhecimento pelo Projeto Ciclo Bom, desenvolvido em parceria com o Instituto Ethos

 

Uma recompensa que nos incentiva a ir cada vez mais longe, pois vemos que estamos no caminho certo. Agora, com uma projeção de retorno em 14 meses, estaremos reduzindo em 97% a emissão de CO2 de nossa frota.

 

A partir de agora vamos monitorar e analisar os novos veículos para quem sabe projetar a ampliação da frota de caminhões movidos à bateria. Estamos contentes com este importante passo que faz parte de um movimento mundial para reduzir impactos ambientais e melhorar a mobilidade urbana.” – complementa Edilson Borges.

 

 

Campodoro Transporte e Logística 

 

A Campodoro Transporte e Logística é braço do Grupo Risotolândia, atuando há mais de 30 anos no ramo de soluções logísticas, criando a rota da qualidade. Com matriz e mais 4 centros de distribuição, conseguimos atender a região centro-sul do país com alta  eficiência e agilidade.

 

Para saber mais sobre os serviços da Campodoro, acesse o site ou entre em contato com um de nossos especialistas!