Atualmente, o transporte rodoviário é de suma importância para a economia brasileira. Isso porque uma parte considerável da produção nacional passa por este modal para ser distribuída. Segundo dados da Fundação Cabral, a malha rodoviária atende 75% do escoamento desta produção.
De acordo com o Banco Mundial, o Brasil é o quarto país com a maior taxa de uso do modal rodoviário. Nesse sentido, 58% de todo o transporte é realizado desta maneira. Enquanto na China são 50% e na Rússia, 32%.
Além disso, este meio de transporte proporciona uma alta empregabilidade a nível nacional. São mais de 1,5 milhão de trabalhadores que dependem das rodovias para seu ganha pão, segundo a revista Exame. Ainda de acordo com a revista, isto representa aproximadamente 7% do PIB brasileiro.
Com uma malha extensa de mais de 1,7 milhão de quilómetros, ocupamos a 4ª posição no ranking, perdendo apenas para EUA, China e Índia. Por isso, não é surpresa o aumento de 38% no transporte rodoviário de cargas no primeiro semestre do ano passado, segundo dados do Índice da Movimentação de Cargas do Brasil. Em suma, este dado representa um investimento de R$3 trilhões, o que confirma um uso ainda maior deste modal.
O Brasil se move com o transporte rodoviário?
Analisando os dados que aqui colocamos, podemos entender a importância do transporte rodoviário para a economia nacional. Afinal, o modal, além de ser a única opção de transporte em muitos casos, é também complementar a outros tipos.
Veja alguns motivos que nos fazem dependentes deste tipo de transporte:
Maior alcance
Apesar das condições precárias de muitas estradas e rodovias, o transporte rodoviário é o único que consegue percorrer o país em sua totalidade. Além disso, como citamos, ele complementa a rota de outros modais. Por exemplo, o transporte aéreo e ferroviário, que dependem de estruturas específicas para seu funcionamento.
Menores custos
Especialmente em relação às cargas fracionadas, o transporte rodoviário possui a facilidade de ser mais barato. Além disso, para cargas de maior porte, as ferrovias acabam mostrando um melhor custo-benefício, em relação aos outros modais.
Flexibilidade de rotas
Em suma, por haver uma extensa malha rodoviária em todas as regiões do Brasil, as alternativas de rotas para envio de mercadorias são mais flexíveis. Dessa maneira, é possível ampliar os destinos de entrega, além de garantir uma maior variedade de trajetos.
Menos burocracias
Em comparação com o transporte aéreo, especialmente quando este é internacional, o transporte rodoviário apresenta maior agilidade em relação às burocracias para liberação da carga. Isto representa um menor tempo de entrega e menores fretes, além de otimização do tempo do colaborador que trabalha na estrada.
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