Blog

Campodoro saúde mental no trânsito

Saúde Mental no Trânsito – 5 dicas para se cuidar!

Anualmente, acontece a campanha Setembro Amarelo, em todo o mundo. Aqui no Brasil, ela é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). A princípio, esta campanha existe para conscientizar a população sobre o suicídio, com foco na prevenção. Contudo, ela vai além. Esta iniciativa traz luz à necessidade de preservar a nossa saúde mental, em todas as etapas da vida. 

 

Dessa maneira, compartilhamos o artigo de hoje e o dedicamos a todas as pessoas que necessitam trabalhar no trânsito ou que passam longas horas no deslocamento. Sabemos que a insegurança no trânsito, engarrafamentos e condições ruins das estradas podem ser um agravante para o estresse de motoristas, caminhoneiros e para todos que passam longas horas em estradas e ruas para suas tarefas. 

 

A seguir, deixamos uma lista com algumas informações que podem melhorar a rotina no trânsito, com foco no bem-estar e saúde mental. Fique conosco nessa leitura e, se achar necessário, compartilhe com seus amigos que precisam de um apoio. Boa leitura!

 

 

1) Procure observar e acolher suas emoções

 

Frequentemente, deixamos que a agitação do dia a dia tome conta do nosso tempo e deixamos de nos atentar aos sinais do nosso corpo e da nossa mente. Da mesma forma, acabamos esquecendo de cuidar da nossa saúde mental. 

 

Porém, é extremamente importante olhar para os sentimentos, acolher suas emoções e identificar os gatilhos que podem causar reações negativas enquanto se está no trânsito. Dessa maneira, é possível planejar algumas estratégias que ajudem a ressignificar situações ruins e evitar o estresse. 

 

 

2) Faça do trânsito um momento positivo 

 

Primeiro, você entendeu a necessidade de identificar seus gatilhos no trânsito. Agora, é importante afastar o sentimento negativo dessas situações. Ou seja, deve-se mudar a perspectiva desse momento ruim, vivendo uma experiência boa no lugar. 

 

Por exemplo, se os sons altos e de buzinas causam um estresse quase incontrolável, busque colocar músicas que você gosta muito. Além disso, existem algumas técnicas de relaxamento que podem ser úteis nesse momento, como a aromaterapia. Assim, enquanto você está preso(a) no engarrafamento ou o trajeto é muito longo, pratique-as. Encontre a atividade mais adequada à sua rotina e aos seus gostos.

 

 

3) Faça um planejamento de rotina

 

Em suma, a falta de um planejamento inteligente das tarefas do dia a dia pode afetar a sua saúde mental. Isso porque lidar com cronogramas caóticos, tira a sua atenção do que acontece com o seu corpo e mente. 

 

Dessa forma, é importante estabelecer alguns horários, sempre que possível. Sabemos que nem sempre isso é fácil, porque nem todos possuem uma rotina de trabalho com hora específica para entrar e sair. Contudo, você pode focar na organização do seu tempo de acordo com suas escalas e programar o seu traslado. Afinal, sair com antecedência pode tirar aquele peso de ansiedade e culpa que surge quando se está em um engarrafamento. E isso pode ser muito benéfico. 

 

 

4) Se estiver dirigindo, não use o celular

 

O momento da condução de um veículo requer muita atenção e responsabilidade. Por isso, é importante evitar a distração do celular, mantendo o foco na direção defensiva. Além de evitar acidentes, isso pode tirar sua atenção da passagem do tempo.

 

Quando estamos no trânsito, especialmente em áreas de engarrafamento ou com estradas precárias, podemos sentir frustração e culpa por perder tempo, tendo que esperar a movimentação. Por isso, entenda que não controlamos tudo ao nosso redor e foque em tornar sua jornada mais positiva.

 

 

5) Sua saúde mental importa, busque ajuda

 

Conhecer os gatilhos, medos e ansiedades que o trânsito causa é fundamental para a manutenção da sua saúde mental. Desse modo, ao perceber um aumento de estresse, irritabilidade, agressividade, ansiedade e/ou angústia, causada por situações externas, busque ajuda profissional qualificada. 

 

O ser humano utiliza emoções para a comunicação e para vivenciar experiências, mas é importante manter o equilíbrio entre momentos positivos e negativos. Portanto, tenha atenção aos sinais e cuide da sua saúde mental. Você não precisa passar por isso sozinho(a)!

 

 

Para situações emergenciais, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida, discando 188 ou acessando o site www.cvv.org.br. O atendimento é gratuito, completamente seguro e sigiloso e acontece por chat, telefone ou e-mail, 24 horas, diariamente.

 

Se você gostou deste artigo, fique atento(a) às nossas atualizações. Acesse o nosso site e confira!