Blog

Campodoro como melhorar o desempenho da frota

Como melhorar o desempenho da frota

Reduzir custos e aumentar a performance são objetivos comuns entre os gestores de uma empresa de logística. Dessa forma, a falta de manutenção preventiva da frota pode pôr em risco a saúde financeira do seu negócio. Por exemplo, como paradas inesperadas ou custos altos de reparos de emergência. Se você pensa em investir em uma frota ou apenas quer garantir o melhor desempenho da sua frota, continue a leitura. 

 

Separamos dicas que conseguem fazer com que o seu veículo tenha um funcionamento melhor que o esperado.

 

 

A importância da manutenção regular

 

Como comentamos acima, se você negligenciar a manutenção regular do seu veículo, pode colocar a carga e o motorista em risco. Aliás, os custos de manutenção de emergência costumam ser elevados, colocando em risco a saúde financeira do seu negócio.

 

Em suma, o objetivo da manutenção preventiva é realizar um diagnóstico preciso das condições do veículo, de forma planejada e executada antes da ocorrência da falha. Além da manutenção preventiva, ainda existe a manutenção corretiva e a manutenção preditiva.

 

A manutenção corretiva é o conserto ou substituição de algum componente em razão de quebra ou desgaste. Ao contrário da manutenção preditiva, que tem como foco manter o monitoramento regular das condições do veículo com o auxílio da tecnologia.

 

Dessa forma, podemos afirmar que a manutenção é fundamental para a eficiência de um veículo e segurança do condutor. Independente de qual seja o modelo escolhido de aplicação.

 

A seguir, confira algumas maneiras acessíveis de melhorar o desempenho da sua frota:

 

 

Balanceie o peso do seu carro

 

Comece por aqui… A primeira dica é a de menor custo-benefício e também a mais simples. 

 

Carregar muitas coisas em seu veículo o deixa mais pesado, consequentemente, isso irá exigir mais do seu motor. Retire de dentro do seu veículo tudo que não usa com frequência ou não está sendo útil no momento. Outra dica é não encher o tanque de gasolina na hora de abastecer, já que um tanque cheio pode pesar até 30 kg o peso do veículo.

 

 

Substitua as velas de ignição e filtros de ar

 

Quando as velas de ignição se desgastam, o motor tem que redobrar o esforço para trabalhar corretamente. 

 

O filtro de ar também tem um papel fundamental para garantir o desempenho do motor. Já que é por ali que passa o ar limpo necessário para seu veículo funcionar. Sendo assim, garanta que esses componentes estejam funcionando corretamente para um motor mais saudável e maior quilometragem por litro de combustível.

 

 

Verifique a situação dos pneus e se for o caso, opte por um par de rodas mais leve

 

Pneus calibrados sempre!

 

Além de mais seguro, aumenta a força do motor do seu veículo. Dessa forma, verifique regularmente a validade dos pneus e os substitua sempre que for necessário.

 

Nesse sentido, se for viável para você, opte por um par de rodas mais leves. Geralmente as rodas que vem com os veículos já são eficientes, mas se não forem leves o bastante, farão o motor trabalhar mais por conta de seu peso.

 

 

Fique atento ao seu modo de dirigir

 

A forma como você dirige influencia diretamente na performance e longevidade do motor do seu veículo.

 

Mantenha o carro em uma velocidade constante, evitando “parar e andar”, o que é muito comum para quem vive nas grandes cidades. Além disso, fazer mudanças de marcha mais suaves, reduzindo o carro, irá aumentar o tempo de vida útil dos componentes do veículo.

 

 

Dica extra!

 

Existem muitas outras formas viáveis de melhorar o desempenho da sua frota, seja em uma frota ou para transporte particular:

 

  • Alternar as entradas e saídas de ar;
  • Usar produtos confiáveis;
  • Trocar o óleo sempre que necessário;
  • Verificar o freio e a bateria do veículo,
  • Atenção ao sistema elétrico.

 

Como vimos nesse artigo, cuidar da manutenção do veículo é de extrema relevância para a qualidade da logística e segurança do motorista. Para isso, é preciso conhecer os tipos de manutenção e adotar a que melhor se adequa às suas necessidades.

 

Assim, manter um plano de manutenção é indispensável e deve ser bem estruturado para que o custo de manutenção não seja maior que o operacional.

 

A Campodoro adota protocolos e cronogramas de manutenção rigorosos, garantindo um trabalho contínuo, de qualidade e com segurança. Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais!