Um dos objetivos em comum entre as empresas é a fidelização de clientes, já que com clientes fiéis os negócios estarão seguros. Assim, sendo algumas das principais estratégias de fidelização, o atendimento personalizado, preço competitivo, produto de qualidade e a entrega.
Com o aumento das vendas online, o mercado começou a voltar ainda mais sua atenção para a operação logística. Nesse sentido, novas tecnologias foram desenvolvidas para aprimorar essa operação, garantindo maior eficiência em todos os departamentos relacionados.
Isso ocorreu pela necessidade de entregar o produto em segurança, dentro do prazo estabelecido, garantindo a satisfação do cliente final. Ou seja, se a empresa tem um produto bom, mas uma entrega ineficiente, a fidelização é prejudicada.
Para te ajudar a otimizar sua logística de entrega, independente do tamanho do seu negócio, separamos algumas dicas chave. Continue conosco nessa leitura e saiba mais!
Garanta embalagens seguras
Para garantir um cliente satisfeito, o produto deve chegar intacto em suas mãos. Sendo assim, a embalagem tem a função de proteger a mercadoria, ajudando a prevenir problemas no decorrer do transporte.
Para tal, invista em opções de qualidade, utilize materiais como plástico bolha, isopor e canaletas, que ajudam a manter a estabilidade no interior da embalagem.
Cuide com os prazos de entrega
Um dos principais fatores analisados na decisão da compra é o prazo de entrega. Dessa forma, estipule prazos seguros de entrega, garantindo que pode cumpri-los. Se você não entregar dentro do prazo, o cliente pode cancelar o pedido ou receber e nunca mais voltar a comprar. Uma vez que, ao equilibrar o prazo de entrega, o preço e a qualidade do produto, a chance de conversão de um cliente fiel é muito grande.
Treine as equipes de logística
Profissionais preparados para executar todas as etapas com eficiência são mais produtivos. Afinal, o treinamento da equipe é fundamental e de responsabilidade da empresa, sendo ele no momento da contratação e precisando ocorrer periodicamente. Dessa forma, algumas etapas importantes tratadas nestes treinamentos são:
- manuseio e organização dos produtos no interior do veículo e no estoque;
- gentileza com o cliente
- cumprimento dos prazos.
Logística reversa
A logística reversa se caracteriza no retorno de produtos para a empresa, como devolução ou troca. Em outras palavras, a falta de uma política de logística reversa na maioria das empresas, deixa o cliente inseguro na hora de finalizar a compra.
Assim, para conquistar a confiança do seu cliente, é fundamental trabalhar na logística reversa, deixando claros os prazos e procedimentos necessários.
Não podemos deixar de mencionar…
- O rastreio das encomendas;
- A experiência do recebimento do produto;
- Opções de frete com valores competitivos;
- Manter o cliente informado.
Diante disso, podemos afirmar que em um mercado tão competitivo, transparência, segurança e qualidades nas atividades é essencial.
Ao alinhar essas 3 qualidades é possível manter um bom relacionamento com o cliente, promovendo sua fidelização.
Por fim, podemos concluir que é evidente a relação entre efetividade nas entregas e fidelização do cliente, que sentirá mais confiança toda vez que realizar uma compra.
Se você quer garantir a qualidade na logística de entrega da sua empresa, entre em contato com os especialistas Campodoro.