Se você quer competir no mercado de trabalho e ter uma chance real de se destacar no ramo logístico, é fundamental que considere este conteúdo. Por isso, é necessário conhecer a diferença entre logística inbound e outbound.
Continue conosco essa leitura e saiba mais sobre esses dois tipos de logística!
O que é logística inbound e outbound?
Vamos começar com a logística inbound, que se refere ao processo que engloba todo o controle de fluxo de materiais. A datar do processamento das informações, incluindo etapas como gestão de transporte e auditar qualidade da produção. Além de cuidar da parte do recebimento e verificação das matérias-primas recebidas até o momento final da chegada à empresa.
Todos esses procedimentos fazem parte das etapas primárias: desde o início da compra das mercadorias com o fornecedor, até a sua entrega na fábrica.
Em contrapartida, a logística outbound ocorre após o processo produtivo, ou seja, é a etapa da entrega. Nesse ciclo, são realizadas tarefas como distribuição de movimentação de cargas, transferência de mercadorias para centros de distribuição e organização de rotas. Além disso, abrange o gerenciamento da contratação de transportadoras, fiscalização de cargas, gestão para troca de produtos, até a entrega para o cliente final.
Em resumo, a logística outbound cuida essencialmente das ações externas e da área de distribuição. Isto é, os produtos e serviços finais que prestamos ao consumidor correspondem a isso.
Estratégias para crescimento do seu negócio
Depois de descobrir esses conceitos logísticos, você precisa compreender por que a logística inbound e outbound são igualmente importantes para o crescimento da sua empresa.
Segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M, em 2021 houve um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2020. A partir dessa pesquisa é possível perceber o quanto a logística está em constante crescimento.
Além desse estudo, muitos outros foram realizados visando reforçar que, para se destacarem no mercado, as empresas precisam de um planejamento estratégico. Portanto, para potencializar os resultados do seu negócio em grandes lucros, você precisa aplicar os conceitos logísticos inbound e outbound. Ainda mais tratando-se de comércios eletrônicos, como e-commerces.
Se este conteúdo foi útil e te ajudou a ter uma visão mais abrangente sobre estratégias logísticas, converse com um de nossos especialistas da Campodoro.
O nosso objetivo é prestar serviços de transporte e logística com qualidade, segurança e eficiência. Com o propósito de gerar relações de confiança desde o ponto de início até a entrega.