Um bom motorista presta atenção aos sinais que o carro dá quando precisa de manutenção. Com olhos e ouvidos atentos, quase sempre é possível prever quando uma quebra ou falha está para acontecer. Sendo assim, ter um automóvel requer algumas responsabilidades e além de respeitar as regras de trânsito, deve cuidar da manutenção veicular.
Segundo o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos), cerca de 10% dos acidentes de trânsito são causados por falha mecânica. Portanto, atentar-se à manutenção é fundamental para gastar menos futuramente e evitar acidentes de trânsito.
Por isso, para te ajudar a evitar transtornos, trazemos 5 sinais de que seu veículo precisa de manutenção, acompanhe!
Principais sinais da manutenção veicular
Instabilidade no volante
Caso sinta instabilidade no volante ao dirigir, não negligencie. Uma vez que, quando isso acontece, pode haver problemas com o balanceamento da roda ou desgaste dos discos de freio. Existem muitas causas possíveis que podem ocasionar isso, mas as mais comuns são: bater no meio fio, calibragem do pneu ou passar por ruas esburacadas.
O mais recomendado é fazer a manutenção preventiva de seu veículo com um profissional qualificado, que irá equilibrar o alinhamento e balanceamento das rodas.
Luzes acesas no painel
Aqui podemos encontrar uma série de problemas. As luzes acesas são fortes indicativos de que algo está errado com o veículo e que o mesmo deve passar por manutenção.
Nesse sentido, se, após ligar o carro, qualquer luz além do freio de mão e da luz de temperatura ficarem acesas, fique alerta.
Freios barulhentos ou com folga
Só quem já escutou um carro com pastilhas de freio desgastadas frear, sabe o que é terror. Esse é um dos principais sinais de que seu veículo precisa ser levado a uma mecânica especializada.
Sendo assim, não adie esse momento. Pastilhas de freio comprometidas resultam na falta de frenagem, que está entre um dos principais riscos à vida dos motoristas.
Mau cheiro ao ligar o ar-condicionado
Se ao ligar o ar-condicionado do seu veículo, o cheiro for desagradável, procure um profissional. Negligenciar a manutenção do componente é um risco à saúde do motorista e de seus passageiros.
Dessa forma, levar o veículo a um mecânico é a forma mais prática de resolver o problema e garantir o bem-estar de todos.
Ruídos sem identificação
Se ao fazer curvas, passar por lombadas, ou pisar nos pedais, seu veículo fizer barulho, está na hora de levá-lo ao mecânico.
Existem uma série de barulhos que estão diretamente ligados à suspensão ou amortecedores… Mas se não puder identificar e resolver o problema, procure seu mecânico de confiança.
A solução é a prevenção
Embora o mais aconselhado seja fazer a manutenção preventiva de seu veículo, caso tenha algum problema, entre em contato com sua mecânica de confiança. Enquanto alguns problemas são simples de identificar, outros precisam de um diagnóstico mais detalhado e peças específicas.
Isso pode encarecer o serviço e manter seus carros alguns dias na oficina.
Escute seu veículo com atenção e a qualquer sinal de problema, recorra à manutenção.