Entramos no mês de outubro dando as boas-vindas a Campanha Outubro Rosa. Campanha mundialmente reconhecida e dedicada a conscientização sobre o diagnóstico precoce e tratamento adequado ao câncer de mama.
Esse é um tema de grande importância, que merece nossa atenção não apenas no mês de outubro, mas durante todo o ano. E, como empresa membro do Grupo Risotolândia, com corpo profissional majoritariamente feminino, não poderíamos deixar de lado um assunto tão relevante para a saúde da mulher.
Por isso, hoje, queremos falar mais sobre esse evento, contando a sua origem, além de encorajar as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem a mamografia.
Origem da Campanha Outubro Rosa
O movimento começou na década de 1980, quando, após perder sua irmã, Susan, para o câncer de mama, Nancy G. Brinker prometeu fazer o possível para acabar com essa doença. A partir da crença que, com o devido conhecimento e tratamento Susan poderia ter sobrevivido, em 1982, a Fundação Susan G. Komen surgiu, com o objetivo de alertar e conscientizar a população.
Dessa forma, anos depois, em 1990, quando ocorria a primeira Corrida pela Cura, em Nova York, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu laços cor de rosa para todos os participantes. Como resultado, foi a partir dessa ação que o rosa e o laço foram reconhecidos como símbolos da luta contra o câncer de mama.
Posteriormente, outras cidades também passaram a realizar ações em prol da conscientização, o que tornou o mês de outubro conhecido como Outubro Rosa.
Câncer de Mama: conscientização e cuidado com a saúde da mulher
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Somente no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é esperado que sejam diagnosticados mais de 73 mil novos casos em 2023.
E, com o aumento desses números, é essencial nos conscientizarmos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Afinal, há 95% de chances de cura se o câncer de mama for diagnosticado em seu estágio inicial. Por isso, realizar o autoexame mensalmente e a mamografia anualmente são fundamentais e indispensáveis.
Tratamento e Diagnóstico Precoce
O tratamento do câncer de mama pode variar de acordo com o estágio da doença, suas características e condições do paciente. Dessa forma, o tratamento pode ser dividido entre Local e Sistêmico. Em que o local envolve cirurgia e radioterapia, enquanto que o sistêmico, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Como já mencionamos, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade associada à doença. Por isso, o Outubro Rosa serve como um lembrete anual para as mulheres realizarem os exames de rastreamento.
Dessa forma, se você possui a partir de 40 anos ou tem histórico familiar de câncer de mama, nos ovários ou no colo de útero, não deixe de realizar seus exames periódicos. Além disso, manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada, exercícios físicos e consumo moderado de álcool, também são formas de prevenir o surgimento da doença.
A luta contra o câncer de mama é uma responsabilidade de todos, e o Outubro Rosa é um lembrete anual dessa importante missão.
Comece por você. Continue por quem ama.