Blog

Campodoro saúde mental no trânsito

Setembro Amarelo: cuidados com a saúde mental no trânsito

Durante o mês de setembro, o mundo se une em prol da conscientização e prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo é uma campanha que tem como objetivo alertar a população sobre a importância do cuidado com a mente. Por isso, neste mês, queremos aproveitar para focarmos no cuidado com a saúde mental no trânsito, tendo em vista que parte do nosso dia é passado em locomoção.

 

Continue conosco nesta leitura para que, juntos, possamos nos conscientizar e compartilhar informações sobre a importância do cuidado com a nossa saúde e bem-estar mental. 

 

 

O cuidado com a saúde mental no trânsito

 

Mesmo que algumas vezes possa passar despercebido, o trânsito é um ambiente que pode causar grande estresse e ansiedade, seja somente no momento de locomoção ou como atuação profissional. 

 

O caos das ruas, o tráfego intenso, os prazos apertados e os comportamentos agressivos dos motoristas afetam negativamente o bem-estar mental das pessoas. Por isso, é fundamental adotar algumas medidas para preservar a saúde mental no trânsito, principalmente se você for profissional que lida com transporte diariamente: 

 

 

Planeje-se com antecedência

 

Umas das principais formas de cuidar da sua saúde mental no trânsito, é planejar o seu deslocamento. Por isso, verifique os horários de pico, para sair com antecedência ou, se possível, deslocar-se após horário de muito movimento, para conseguir seguir de forma tranquila pelas vias. Além disso, estudar o trajeto pelo GPS é uma ótima forma de verificar rotas alternativas para desvio em caso de congestionamentos e possíveis acidentes.

 

Ainda, outra ótima medida a se fazer antes de sair, é verificar na internet o estado das vias, se elas estão com tráfego muito pesado, se ocorreu algum acidente ou se estão realizando obras. Dessa forma, é possível preparar-se para ter uma locomoção mais leve, reduzindo a ansiedade e a irritação.

 

 

Mantenha a calma

 

Outra prática muito importante para preservar a sua saúde mental no trânsito é manter-se calmo, tendo paciência e sendo empático com os outros motoristas. Afinal, todos estão enfrentando os mesmos desafios no trânsito e a agressividade só piorará a situação.

 

Por isso, procure respirar fundo, colocando em prática alguns exercícios de respiração para ajudar a manter a calma. Assim, é possível manter o trânsito, mesmo que caótico, mais calmo e compreensivo.

 

Outra ótima forma de manter a calma e se distrair dos momentos estressantes, é com um playlist de músicas do seu gosto, para que possa curtir o momento.

 

 

A sua saúde em primeiro lugar 

 

O cuidado com a nossa saúde mental gera reflexo em diversos aspectos da nossa vida, principalmente na nossa saúde física e emocional. Nesse sentido, é muito importante desmistificar e acabar com os tabus que ainda estão ao redor do cuidado com a saúde mental, para que a procura por ajuda psicológica não seja a mais vista com maus olhos.  

 

Além disso, é fundamental cuidar da saúde de forma geral. Investindo em uma alimentação equilibrada, na prática regular de exercícios físicos e uma boa qualidade do sono, fatores fundamentais para o bem-estar mental. 

 

 

Procure por ajuda profissional

 

Se você perceber que está enfrentando dificuldades emocionais no trânsito ou em qualquer outra área da sua vida, não hesite em buscar por suporte emocional. Seja com psicólogos ou psiquiatras, amigos e familiares ou em grupos de apoio, é de suma importância colocar para fora aquilo que está sentindo, evitando guardar tudo para si mesmo.

 

 

Não tenha vergonha de pedir ajuda, cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

 

O Setembro Amarelo nos lembra da importância de cuidar da saúde mental e buscar apoio quando necessário. Por isso, cuide de você, da sua saúde mental no trânsito e em todos os aspectos da sua vida!