Blog

Campodoro Logística 5.0

Logística 5.0: integração entre tecnologia e humanidade

Na atualidade, em que dia após dia novas tecnologias vêm sendo desenvolvidas, torna-se impossível não pensar na automação dos processos como forma estratégica para manter-se ativo no mercado. E com a logística isso não poderia ser diferente, uma vez que já estamos enfrentando o momento de transição da logística 4.0 para a 5.0.

 

Um novo conceito que promete ir além da automação dos processos de armazenamento e de transporte de carga. Mas que une o humano e a máquina para proporcionar melhor qualidade e eficiência aos serviços e soluções logísticas prestados. 

 

 

Conceituando a logística 5.0

 

A Logística 5.0 é uma evolução da Logística 4.0, que visa ir além do uso de tecnologias já incorporadas, como a Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (IA). No entanto, essa nova tendência logística não se conceitua apenas ao uso da tecnologia por completo, mas como é necessário o trabalho em conjunto entre humanos e máquinas. 

 

Dessa forma, a Logística 5.0 não se restringe ao uso de softwares de gestão de armazéns e frotas. Indo além ao utilizar robôs e programas mais avançados que possam ler dados completos e complexos e apontar pontos de melhora, proporcionando com que os profissionais consigam monitorar constantemente cada etapa logística. Como resultado, garantindo que o processo de tomada de decisão ocorra de forma ágil e assertiva.

 

 

Principais benefícios da logística 5.0

 

Ela permite uma maior eficiência operacional, reduzindo custos e melhorando a qualidade do serviço. Bem como, auxilia com a redução da rotatividade e no aumento da retenção de talentos, uma vez que há melhores condições de trabalho e valorização da mão de obra.

 

Além disso, a Logística 5.0 é uma tendência revolucionária que tem como base a sustentabilidade. Dessa forma, a automação constante da cadeia de suprimentos pode reduzir e otimizar o uso de recursos naturais.

 

No entanto, a transição para a Logística 5.0 também apresenta desafios. As empresas precisarão investir em novas tecnologias e treinar seus funcionários para trabalhar com elas. Além disso, questões de segurança e privacidade relacionadas à IoT e à IA precisarão ser abordadas.

 

Apesar desses desafios, a Logística 5.0 representa uma oportunidade incrível para as empresas melhorarem sua eficiência operacional e competitividade.

 

 

Rota da qualidade com a campodoro Transporte & Logística

 

Com mais de 30 anos de experiência, atuamos no seguimento logístico, realizando o transporte dos mais variados tipos de carga com máxima eficiência e segurança. Além disso, com uma matriz e mais 3 centros de distribuição, atendemos a toda Região Centro-Sul do país com agilidade necessária para entregar a sua mercadoria no tempo necessário. 

 

Acesse nosso site e entre em contato com um de nossos especialistas.

 

Com a Campodoro Transporte & Logística, você encontra a rota da qualidade!