Blog

Campodoro first mile, middle mile e last mile

First, middle e last mile: os processos do transporte de carga

A logística de uma empresa é representada por diversas etapas e processos, porém, o transporte de carga é de longe um dos mais complexos. São etapas críticas que envolvem desde a coleta da mercadoria até a sua entrega ao seu destino final. 

 

Como resultado, o transporte de carga está diretamente ligado a diversos setores de uma empresa, afetando desde a linha de produção até o comercial e o marketing. Por isso, as empresas precisam conhecer os 3 pontos críticos do processo de translado para otimizar suas estratégias. Aqui, estamos falando sobre o first mile, middle mile e last mile

 

 

First Mile

 

O first mile, também conhecido como primeira milha, refere-se à etapa inicial do transporte de carga, que envolve a coleta da mercadoria do seu ponto de origem, seja diretamente tratado com o fornecedor ou dos centros de distribuição. Em outras palavras, esse é o primeiro movimento realizado dentro do transporte de carga.

 

Dessa forma, tratando-se da primeira etapa, é fundamental que o first mile realize-se de forma ágil e eficiente. Uma vez que, quaisquer tipos de erros e atrasos afetam o processo de entrega da carga como um todo. Como resultado, para se obter a eficiência do first mile é necessário que as empresas possuam uma logística estratégica, com veículos e rotas de entregas previamente preparados para que o despacho da carga seja o mais atualizado possível.

 

 

Middle Mile

 

Dando continuidade para a segunda etapa do processo de transporte de carga, temos o middle mile ou, em português, milha média ou intermediária. 

 

Definimos essa etapa do transporte como a mais longa. Pois ela lida com o processo de receber a carga em um armazém, prepará-la e redirecioná-la ao seu destino final.

 

 

Last Mile

 

Por último, mas não menos importante, sendo a etapa principal do processo de transporte de carga, temos a last mile ou última milha.

 

Como o próprio nome diz, estamos nos referindo à última movimentação da mercadoria, em que ela estará entrando em rota de entrega para o seu destinatário. Nesse contexto, a last mile torna-se mais desafiadora pois envolve a direção em áreas urbanas, muitas vezes congestionadas.

 

Por isso, devemos realizar o planejamento para a entrega da carga de forma cuidadosa, para não afetar negativamente a satisfação do cliente.

 

 

Etapas dos processos de transporte de carga

 

Cada uma dessas etapas tem seus próprios desafios e requer uma abordagem diferente dentro da cadeia de suprimentos. Por exemplo, a first mile requer uma logística focada na coleta eficiente de mercadorias, enquanto a middle mile necessita de um transporte ágil em conjunto com time de profissionais aptos para separar e redirecionar as mercadorias. Enquanto que, a last mile requer uma estratégia focada na entrega eficiente de mercadorias em áreas urbanas congestionadas. 

 

Apesar desses desafios, muitas empresas de transporte de carga estão adotando novas tecnologias estratégicas para melhorar a eficiência em todas as etapas do processo de transporte. Como o uso de rastreadores que, além de manter o motorista e a carga em segurança, auxiliam a evitar e contornar obstáculos que possam surgir ao longo das estradas.

 

Além disso, muitas empresas estão usando estratégias de roteirização avançada para otimizar as rotas de transporte e reduzir o tempo de entrega. 

 

Se você se interessou por esse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Lá você encontrará uma variedade de artigos e dicas sobre temas relacionados ao mundo logístico, segurança no trânsito e muito mais.