A logística verde é um conjunto de ações para tornar os processos logísticos de uma empresa mais sustentáveis e menos agressivos ao meio ambiente. O objetivo é minimizar os impactos ambientais, criando uma cadeia mais eficiente e adequada para o tratamento de resíduos.
É claro que a logística verde não traz benefícios apenas para o planeta, mas também para as empresas. É possível ter um ganho relevante de imagem perante aos consumidores, aumentando a lucratividade e o reconhecimento da empresa.
Se você tem interesse nesse assunto, acompanhe o restante deste conteúdo. Vamos trazer as principais práticas da eco-logística e mostrar como você pode implementar na sua empresa.
O que é logística verde?
A logística verde engloba uma série de iniciativas destinadas a tornar os processos logísticos de uma empresa mais sustentáveis e menos prejudiciais ao meio ambiente. Sua meta é reduzir ao máximo os impactos ambientais, estabelecendo uma cadeia mais eficiente e adaptada para o gerenciamento adequado de resíduos.
Os indicadores para empresas que adotam a logística sustentável são a redução de desperdícios, diminuição da emissão de carbono, uso otimizado dos recursos naturais e implementação de práticas ecoeficientes.
Com os avanços das mudanças climáticas, implementar a logística verde em empresas faz cada vez mais sentido. Além dos benefícios para o planeta, a eco-logística não coloca em risco a satisfação dos clientes. É possível apenas adequar e implementar novos processos na empresa, mantendo a qualidade já reconhecida pelo mercado.
Principais práticas da eco-logística
É possível implementar práticas de eco-logística em diferentes etapas da cadeia produtiva de uma empresa. Algumas são mais simples e envolvem menos recursos, enquanto outras possuem valor mais elevado e desafios de implementação. Independente da iniciativa, o retorno é uma certeza – para o planeta e para a sua empresa.
Confira algumas das principais práticas de logística verde que podem ser implementadas na sua empresa.
Caminhões elétricos
Incorporar veículos elétricos à frota de uma empresa de logística é uma ótima prática para promover a sustentabilidade e reduzir a emissão de carbono. Os combustíveis fósseis são responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos, impulsionando o avanço das mudanças climáticas. É por isso que a implementação de veículos elétricos traz resultados tão positivos. Por serem movidos a eletricidade, ajudam a diminuir significativamente a emissão de carbono, contribuindo para um planeta mais sustentável.
A longo prazo, os veículos elétricos também oferecem benefícios econômicos. Por conta da eficiência energética e da diminuição de despesas com manutenção, os elétricos proporcionam custos operacionais mais baixos.
Logística reversa
A logística reversa foca na otimização dos recursos, direcionando parte da sua operação para o reaproveitamento de insumos. Assim, tudo que já foi produzido, deve retornar ao ponto de origem para reutilização, reciclagem ou descarte adequado. A prática permite a recuperação de recursos e a redução de resíduos, diminuindo o impacto ambiental do produto e promovendo a economia circular.
A eficiência operacional também é beneficiada com a logística reversa, uma vez que os custos são reduzidos com a utilização de materiais e produtos reaproveitados.
Empacotamento verde
O empacotamento verde é vital para uma empresa de logística. O seu objetivo é envolver a menor quantidade possível de embalagens e/ou promover a utilização de materiais biodegradáveis. A iniciativa reduz a quantidade de resíduos gerados, além de resultar em uma economia de custos e em melhorias na eficiência do transporte.
Adotando a prática de empacotamento sustentável, as empresas de logística e de varejo aproximam-se das demandas de responsabilidade ambiental, contribuindo positivamente com a preservação do meio ambiente e minimizando o seu impacto ambiental.
Como aderir à logística verde
Colocar em prática a logística verde é um desafio, mas que pode ser superado levando em consideração os benefícios para a empresa e para o meio ambiente. Alguns passos fundamentais para a implementação são:
- Otimizar o planejamento das rotas;
- Investir em tecnologias limpas, como veículos elétricos;
- Seguir padrões de construção e gestão sustentável;
- Adotar medidas para a redução de resíduos;
- Realizar o gerenciamento de desperdícios.
Conheça a Campodoro
A Campodoro tem mais de 30 anos de experiência no mercado de transporte e logística, atendendo a região centro-sul do Brasil com eficiência e agilidade. Também firmamos um compromisso forte com a preservação do meio ambiente, optando por práticas sustentáveis de logística verde e aprimorando processos internos, a fim de minimizar o impacto ambiental da empresa. Solicite uma cotação a um de nossos especialistas e saiba mais sobre os nossos serviços.