Blog

Campodoro Logística Inbound e Outbound

Logística Inbound e Outbound: entenda as diferenças

A Inbound e Outbound Logística está presente em quase todas as empresas, independentemente de qual seja o seu porte.  

Essas logísticas incluem saber lidar de maneira inteligente com a cadeia de suprimentos e tudo que envolve o fluxo dela.

É nesse contexto de organização de suprimentos que a diferenciação de Inbound e Outbound logística se torna fundamental.  Para saber mais sobre suas características continue a leitura! 

O que é Inbound logística?

Logística inbound refere-se ao controle de fluxo de materiais de abastecimento de suprimentos, tendo início nos fornecedores e indo até a chegada na fábrica.

Trata se de cuidados com estratégias como:

  • Recebimento;
  • Locomoção;
  • Descarga de matéria-prima;
  • Descarga de produtos para a produção;
  • Encontrar fornecedor;

Também é responsabilidade da Inbound logística retornar as embalagens.

O foco deve ser em atividades como processar informações, encontrar bons fornecedores e verificar o recebimento de matérias-primas, além de examinar e avaliar as atividades de qualidade de produção, embalar e movimentar produtos, cuidar do estoque para que seja apropriado, entre outras.

E Outbound logística?

Depois da entrada dos materiais, processo de linha de produção e embalagens, vem a logística de entrega, relacionada com a logística outbound.

A saída de materiais para pontos estratégicos de apoio, centros de distribuição ou diretamente para os clientes precisará de bons planejamentos e organização de cada fator. É nessa hora que entra a Outbound logística e se responsabiliza pela demanda.

Nesse ponto, a operação logística deve ser responsável, então, por toda a distribuição das mercadorias prontas até o cliente final, fazendo isso através de:

  • Monitoramento de entrega;
  • Planejamento em caso de devolução e trocas quando necessário;
  • Criação de rotas planejadas;
  • Contratação de operadores logísticos, transportadoras e motoristas autônomos;

É de prioridade maior procurar sempre entregar eficiência para atingir os prazos de entrega estimados, além de prever possíveis contratempos para ter uma estratégia de reação e prevenção.

Porque a importância de separar as logísticas?

Em ambas, Inbound e Outbound logística, o transporte de mercadorias pode ser feito de diferentes formas. 

Entretanto, estes procedimentos devem ser propostos de forma diferenciada. Isso porque os indicadores de desempenho são diferentes. 

Veja alguns pontos que diferenciam Inbound e Outbound logística:

Inbound logísticaOutbound logística
Administração e transporte dos materiais que chegam à indústria;Transporte das mercadorias e roteirização das embalagens;
Gestão de fornecedores para fabricação de produtos;Gestão da logística reversa;
Gestão das embalagens que retornam.Embalagem de produtos e endereçamento das mercadorias.

Principais estratégias de logística inbound: Otimizar fluxo de entrada

A Inbound logística inclui como principal estratégia otimizar a eficiência da cadeia de suprimentos, abrangendo diversas estratégias para desempenhar um bom fluxo eficaz de produtos e materiais, de fornecedor a armazém.

A seguir, alguns pontos principais da Inbound logística:

  • Planejamento e revisão de demanda: antecipação de demanda para evitar falta de estoque.
  • Encontrar bons  fornecedores:  Negociar contratos vantajosos e avaliar seu desempenho.
  • Requisição de compras e aquisição: Eficiência de aquisição e compras na hora certa, controlando custos e melhorando a eficiência.
  • Controle de estoque: Revisão constante de nível de estoque usando sistemas, evitando falta ou excesso de matérias-primas.
  • Manuseio e armazenagem de materiais: Otimização de tecnologia de estocagem e layout, assim tendo maior acesso aos materiais.
  • Tecnologia e automação através de sistemas: Sistemas internos estratégicos feitos pelas empresas que utilizam esta logística.

Com essas práticas, garantimos uma logística inbound eficiente, com fluidez e melhoria da cadeia de suprimentos.

Principais estratégias de logística outbound: Distribuição e entrega

Responsável pela distribuição de produtos ao cliente final, a Outbound logística é essencial para a satisfação do cliente e a boa performance operacional. 

A seguir, pontos essenciais para melhor fluxo de saída na cadeia de suprimentos.

  • Sistema de pedidos: Um sistema de boa qualidade que processa pedidos é essencial para a agilidade e precisão.
  • Preparação e embalagem: Métodos de embalagem eficazes garantem a proteção do produto durante o transporte.
  • Transporte e entrega: Escolher sempre transportadoras confiáveis que planejam rotas eficientes reduz custo, garantindo a pontualidade das entregas.
  • Gestão de estoque: Manter a conferência rigorosa do estoque garantindo sempre disponibilidade dos produtos para evitar atrasos.
  • Suporte ao cliente: Inclui suporte pós-venda e procedimentos excelentes de devolução, assim contribuindo para a satisfação e fidelização do cliente.

Essas são as principais estratégias de Outbound logística, com foco em uma distribuição ágil com excelência aos clientes.

Na Campodoro, você encontra profissionais qualificados e experientes, tendo sempre uma logística e transporte seguros e eficazes. Solicite um orçamento e encontre o melhor serviço logístico para sua necessidade.