Blog

Transporte de carga: principais tipos, vantagens e desvantagens

Não é segredo que ter um centro de distribuição num lugar bem estratégico é um trunfo poderoso para atender o mercado com uma maior agilidade. Além de conseguir economizar em transporte e entregas. Porém, para se ter sucesso desejado, é necessário as etapas que correspondem a distribuição e transporte de cargas, para assim, criar estratégias de sucesso.

 

E para te ajudar nessa tarefa, primeiro você precisa estar a par de algumas vantagens que isso vai te proporcionar:

 

  • Redução de custos: a logística de distribuição favorece a redução de custos, que significa mais lucratividade para a empresa;
  • Aumento da produtividade: ao contar com uma logística de distribuição e transporte de cargas funcionando de forma eficiente, consequentemente, gera para a empresa maior produtividade;
  • Entregas mais eficientes: com uma logística de distribuição bem implantada, você terá menos riscos das entregas dos produtos não ocorrerem dentro do prazo estipulado. Pois, os centros de distribuição garantem entregas rápidas, com uma maior qualidade, segurança e eficiência.

 

 

Etapas da Distribuição e Transporte de Cargas

 

Depois de conhecer as vantagens acima, você precisa ter conhecimento sobre as etapas de distribuição e transporte de cargas. Pois, este é um segundo ponto fundamental para a escolha do fornecedor a desempenhar esse tipo de serviço. 

 

Afinal de contas, se o teu objetivo é conquistar a satisfação do seu cliente, você precisa seguir as seguintes etapas:

 

 

Gerenciamento de transporte 

 

É a chave de ouro que vai definir se o produto vai chegar dentro do prazo. Uma vez que, a gestão dessa etapa basicamente é pautada na organização, na qual é realizada a fiscalização dos produtos transportados, dos tipos de rotas e trajetos escolhidos. Dessa forma, sendo a etapa principal da distribuição e transporte de cargas, ela que definirá o sucesso de todo o processo.

 

 

Conferência de mercadorias 

 

Nessa etapa são conferidas as informações sobre o tipo de mercadoria que é transportada. Para isso, você deve verificar dados como tipo de produto, quantidade, condição de embalagem, endereço, cliente, documentação (nota fiscal), entre outros.

 

 

Controle de fretes 

 

É a parte responsável por cuidar, por exemplo, da eficácia da expedição de itens e do andamento da execução da frota. Ao realizar atentamente esse controle, a sua empresa terá menos prejuízos e como resultado terá mais lucro.

 

 

Planejamento de rotas 

 

Traçar um plano de rota é uma estratégia crucial para garantir uma entrega ágil, eficiente e segura.

 

 

Monitoramento de desempenho 

 

Por fim, fiscalizar os indicadores de desempenho possibilita a indicação do que precisa ser melhorado, com isso é possível detectar falhas e erros nas operações. Mesmo aparecendo por último, essa etapa é de suma importância.

 

Uma vez que, é por meio dela que é possível potencializar o seu alcance de distribuição e transporte de cargas. Além de conquistar uma maior taxa de sucesso e satisfação dos clientes.

 

Para finalizar, te convidamos a conversar com um de nossos especialistas e descobrir os benefícios de terceirizar o seu transporte conosco. Entre em contato e agende uma visita!

 

E se gostou desse conteúdo, acesse nosso blog para mais!