Você já chegou em uma loja procurando um produto específico e descobriu que ele estava esgotado há tempos? Isso provavelmente foi uma consequência de má gestão da supply chain.
A supply chain é um processo essencial para a empresa, pois é ele que garante que a matéria prima se torne produto e chegue ao consumidor. Para que o processo funcione da melhor forma possível, garantir uma logística eficiente é o primeiro passo.
Quer entender melhor o que é a supply chain e como garantir que ela funcione corretamente na sua empresa? Continue a leitura.
O que é supply chain?
Supply chain, ou cadeia de suprimentos, caracteriza o conjunto de processos aos quais o produto é submetido desde seu estado de matéria prima até sua chegada ao consumidor final.
Neste processo estão incluídos fabricantes, fornecedores, distribuidores, logística de transporte e até mesmo os varejistas.
Ter uma boa gestão da supply chain é essencial para ter uma visão macro e micro do andamento da empresa, da situação de estoque e também para fazer previsões para o futuro.
A empresa que possui uma boa gestão de supply chain consegue garantir que seus clientes recebam os produtos mais rápido e com menos problemas, evitando devoluções ou reclamações.
Como funciona a gestão de supply chain?
A gestão de supply chain engloba a gestão de fabricantes, fornecedores e transportadores, além dos demais processos necessários para que o produto chegue em seu destino final.
Dentro da supply chain também podemos incluir outros processos, como atendimento ao cliente e marketing, por exemplo.
A gestão de supply chain deve focar em otimizar os processos e prever possíveis problemas com o intuito de agilizar a produção e reduzir custos.
Para conseguir se manter a par de todos os processos da cadeia de suprimentos e agilizar ao máximo a produção, muitas empresas recorrem à tecnologia.
O investimento em softwares, análise de dados, rastreabilidade e automação fazem toda a diferença na eficiência da sua supply chain.
Vantagens de uma cadeia de suprimentos otimizada
A otimização da sua supply chain pode trazer inúmeros benefícios . A principal vantagem que uma cadeia de suprimentos otimizada apresenta é o aumento da satisfação dos clientes, pois eles recebem produtos de melhor qualidade em menos tempo.
E todo mundo sabe que cliente feliz significa empresa feliz, não é mesmo?
A otimização da supply chain também evita gastos desnecessários, visto que você tem mais controle sobre a produção e logística de transporte. Logo, menos produtos são extraviados, estragam ou apresentam defeitos.
Principais desafios da supply chain
Gerir uma supply chain não é uma tarefa fácil, e você pode enfrentar diversos desafios. No Brasil, enfrentamos algumas dificuldades devido a deficiências de infraestrutura e complicação legislativa.
Dentre os principais desafios da supply chain no Brasil, encontramos:
Infraestrutura deficiente
O Brasil é um dos poucos países que depende quase 100% de rodovias, devido a ausência de investimentos em infraestrutura ferroviária.
Essa realidade pode apresentar problemas, visto que existe uma sobrecarga das rodovias e a manutenção das estradas não é feita regularmente no país todo.
Operacionais
Quanto maior for sua empresa, mais detalhes estão envolvidos na supply chain, o que pode ser um grande desafio para a gestão. Uma cadeia de suprimentos maior significa uma necessidade maior de atenção aos detalhes.
Clientes e a velocidade do mercado
Com o avanço da tecnologia e a popularização de grandes marketplaces, como a Amazon, os clientes têm se acostumado com entregas super rápidas e facilidade de retornos e reclamações.
A realidade é que os padrões de qualidade do cliente mudaram e estão cada vez mais altos, exigindo que as empresas se adequem aos prazos de entrega velozes e o atendimento ao cliente seja ainda mais rápido e eficiente.
Como melhorar a gestão de supply chain da empresa?
Para melhorar a gestão de supply chain da sua empresa é necessário investir em soluções que tornem os processos mais rápidos e, principalmente, que facilitem o acompanhamento de tais processos pela gestão.
Separamos algumas dicas de como melhorar a gestão de supply chain para sua empresa. Veja:
- Mapeie as etapas da supply chain
O primeiro passo é reconhecimento. Você deve sentar e organizar todas as etapas envolvidas na sua cadeia de suprimentos, fabricantes, fornecedores, transportadoras, vendedores, etc.
Desta forma, a gestão tem mais facilidade para identificar problemas e propor soluções. Outra boa dica de mapeamento é preferir tercerizadas que te deem essa segurança de gestão, ou seja, disponibilizem dados em tempo real e possuam processos automatizados.
Na Campodoro, por exemplo, todos os veículos da frota contam com rastreamento e softwares de gerenciamento de frota, algo essencial para a logística de transporte.
- Acompanhe as métricas
Outro ponto importante da gestão da cadeia de suprimentos é acompanhar os resultados e métricas.
O número de produtos entregues, o tempo médio de entrega, a quantidade de produtos retornados ou entregues em atraso, o número de produtos danificados na entrega, todos estes dados são relevantes para identificar onde existem problemas na sua supply chain e qual processo precisa de mais atenção.
- Trabalhar com parceiros confiáveis
A gestão de supply chain torna-se muito mais fácil quando você pode confiar nos parceiros envolvidos. A escolha de fabricantes, fornecedores e transportadoras deve ser feita com cautela, tendo em vista a gestão dentro destas empresas terceirizadas e como elas podem facilitar a sua gestão.
A Campodoro te ajuda a suavizar o processo de gestão da supply chain, pois oferece infraestrutura completa com unidade matriz e outros 3 centros de distribuição que prestam todo o suporte necessário para maximizar a eficiência nas entregas.
Quer ajuda para otimizar sua supply chain e logística de entregas? Fale conosco e faça um orçamento! A Campodoro está há 38 anos no mercado garantindo transporte e logística de qualidade.