A logística é um dos principais pilares que sustentam o sucesso de um negócio. E as empresas que querem ser competitivas no mercado, precisam investir cada vez mais em melhorias de equipamentos, que tornem os processos mais eficientes. Dessa forma, é muito importante ficar a par das principais tendências logísticas para esse ano de 2023.
Com a pandemia, houve uma enorme aceleração e transformação digital. Como resultado, as empresas de logística precisaram acompanhar o ritmo para atender a demanda dos consumidores de seus canais digitais.
Diante desse cenário, o setor de logística se tornou fundamental para o sucesso de um negócio. E algumas tendências logísticas devem aparecer mais no ano de 2023, automatizando e otimizando cada vez mais as atividades.
Segundo o Transparency Market Research, em 2023 a expectativa é de que sejam movimentados mais de 92 bilhões de toneladas em mercadorias.
Confira a seguir algumas ferramentas e inovações que devem deixar de ser tendência e estarão presentes na maioria das empresas do setor logístico em 2023.
SaaS (Software As a Service)
Com a expansão do setor logístico, o International Data Corporation prevê aumento aproximado de 25% na utilização de plataformas de ecossistemas independentes habilitadas para SaaS. Como resultado, a implementação dessa tecnologia é a maior eficiência no envio e redução dos custos operacionais.
Maior representatividade feminina
Uma pesquisa realizada pela plataforma de recrutamento Gupy, revelou que apenas no ano de 2020 a contratação de mulheres aumentou 229% na área de logística.
Consideramos que para o ano de 2023 esse número irá crescer ainda mais, principalmente no segmento de transporte.
Investimentos mais eficientes na última milha, ou “last mile”
As compras com entrega em domicílio têm crescido muito nos últimos anos. Por isso, a busca por melhorias na eficiência da última milha, reduzindo seu custo e aumentando sua agilidade, está sendo cada vez mais perseguida.
Por outro lado, a qualidade da entrega deve permanecer a mesma, sempre buscando aprimoramentos, pois está ligada diretamente à experiência do cliente.
Sustentabilidade como foco
O ESG (Governança ambiental, social e corporativa) está cada vez mais em pauta nas reuniões de empresas de todos os setores.
Nesse sentido, tecnologias alternativas, como veículos elétricos, contribuem para uma cadeia logística cada vez mais sustentável. Como resultado, contribui para a redução da emissão de carbono e diminuição dos resíduos de produção.
Dessa forma, podemos concluir que a preservação do meio ambiente se tornou essencial para a área de logística em 2023.
Integração e automatização de operações com auxílio da tecnologia
Quando perceberam que só a integrar e automatizar operações, não geraria redução de custo e ganho operacional, as empresas começaram a investir cada vez mais em tecnologia. Dessa forma, para 2023, a expectativa é de que a Inteligência Artificial seja mais explorada no Brasil. Sobretudo frente às áreas de robótica, automatização e desenvolvimento de softwares.
Não podemos deixar de citar…
As tendências previstas para 2023 são muitas e se você quiser saber mais, listamos mais algumas para você pesquisar:
- Uso de dados;
- Expansão dos modelos de entrega;
- Segurança Cibernética;
- Uso de veículos elétricos;
- Atenção aos conflitos geopolíticos;
- Internet das coisas para maior controle sobre a produção.
Que o setor logístico tem se tornado cada vez mais tecnológico e competitivo é um fato. Para sobreviver no mercado as empresas precisam se adaptar, pois cada parte do processo gera um grande impacto no faturamento.
Após ler esse artigo, podemos concluir que as principais tendências para 2023 giram em torno da agilidade, eficiência, redução de custos e crescimento para a gestão.
Dessa forma, em quais tendências logísticas você aposta nesse ano? Deixe seu comentário!