Logística é um termo muito abrangente, além de uma palavra recorrente no vocabulário de empresários e profissionais no geral. Portanto, entender os diferentes tipos de logística e suas aplicações é essencial para que você tenha sucesso nas estratégias e possa efetuar uma boa gestão empresarial.
Pensando nisso, nós preparamos esse artigo, onde você aprenderá mais sobre a origem da logística e seus diferentes tipos… Acompanhe!
Origem da Logística
A origem da palavra “logística” vem do grego, sendo possível identificar seu significado como se referindo à lógica e ao cálculo.
Após sua aplicação no meio militar, onde era necessário o desenvolvimento de planos de gestão de armas e suprimentos, ela foi reconhecida e aplicada no mundo empresarial.
Dessa forma, mesmo com conceitos completamente diferentes, seu princípio é o mesmo para ambas as situações. Então, as empresas passaram a aderir táticas militares para gerir sua própria cadeia de suprimentos.
Com o avanço da tecnologia e aumento do consumo, as técnicas e métodos ligados a esse assunto estão ficando cada vez mais automatizados e complexos. O que garante a precisão na execução dos serviços.
No entanto, mesmo com sua popularização, poucas pessoas conhecem os diferentes tipos de logística. Estes, responsáveis por facilitar nosso cotidiano e os processos dentro de uma empresa.
Veja a seguir os 4 tipos de logística que você precisa conhecer.
Logística de Abastecimento
Esse tipo de logística planeja e gerencia materiais e produtos para que estejam sempre disponíveis quando solicitados.
Nessa etapa, o profissional deve ter conhecimento sobre armazenamento e transporte das matérias primas, garantindo que os recursos necessários estarão disponíveis conforme a demanda.
Além disso, esse profissional deve gerir os custos dos projetos, ou seja, buscar suprimentos de qualidade com preços competitivos.
Logística Reversa
Esse é um dos principais tipos de logística usadas para planejar as estratégias de saída, deslocamento e retorno dos produtos.
Além disso, tem o objetivo de recuperar os suprimentos que sobraram durante o processo de produção, montagem ou venda. Dessa forma, além de planejar parte da estratégia de logística, busca reintegrar esses materiais no estoque.
Portanto, usando um exemplo prático, vamos citar as empresas que utilizam garrafas de vidro para comercializar bebidas.
Antigamente, para que você pudesse comprar novas unidades da bebida, você precisava levar a garrafa vazia. Ou seja, a empresa recebia de volta a garrafa e o setor logístico de coleta fazia o controle. Já que o respectivo setor tinha que fazer a reutilização dos vasilhames.
Esse é o papel da logística reversa, que atua de forma sustentável, minimizando o descarte inapropriado dos produtos na natureza. Assim, reduzindo o impacto que seu produto promove no meio ambiente.
Logística de Distribuição
Esse é o tipo logístico mais conhecido entre as pessoas, sendo o setor responsável pelo planejamento das entregas.
Sendo assim, o profissional responsável precisa cuidar da reposição do estoque, observar os prazos de validade e inspecionar os equipamentos de carga e descarga.
Para que você compreenda melhor, selecionamos algumas das etapas que compõem a logística de distribuição:
- Planejamento do roteiro de entrega;
- Conferência de cargas;
- Gestão dos fretes;
- Monitoramento;
- Controle dos transportes.
Esse tipo logístico tem como principal função garantir a quantidade de material no lugar e tempo certo.
Logística de Produção
Essa modalidade logística transforma a matéria-prima no produto final.
Por conta disso, é muito utilizada em indústrias, incluindo fatores que vão além do previsível, como o acompanhamento do mercado externo.
O responsável precisa coordenar etapas de montagem e fabricação, sendo seu objetivo o controle de fluxo de materiais entre a fábrica e a empresa.
Agora que você conhece os 4 tipos de logística, deve refletir sobre estas áreas da sua empresa. Verificando maneiras de melhorar sua eficiência, garantindo a satisfação do público-alvo.
Por fim, após a leitura desse artigo, podemos perceber que a logística não está relacionada apenas aos modais de transporte e estoque. Mas sim, com toda cadeia de suprimentos de um negócio.
Se você gostou desse post, compartilhe, e acesse nosso blog para mais!