A popularidade da Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança, do inglês ) tem crescido exponencialmente nos últimos anos em todo o mundo, posicionando-se como um componente essencial no universo corporativo. Mas o que de fato é a Agenda ESG, e por que ela é tão importante no cenário atual? Vamos explorar essas questões adiante.
O que é a Agenda ESG?
A Agenda ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança Corporativa em português, diz respeito a uma série de práticas corporativas voltadas para esses três pilares.
Dessa forma, ao adotar essa Agenda, as empresas passam a ter orientações para ajustar suas ações, as tornando mais conscientes e sustentáveis. Esses fatores englobam questões ambientais, sociais e de governança, daí o acrônimo “ESG”.
Abaixo, explicamos individualmente sobre cada uma dessa dimensões:
Environmental (Ambiental)
Na dimensão ambiental, a Agenda ESG busca avaliar o impacto da empresa no meio ambiente. Isso inclui documentar e analisar a quantidade de energia utilizada, a produção de resíduos e a gestão dos recursos.
Dessa forma, a partir desses documentados, a empresa passa a estudar estratégias para diminuir o seu impacto ambiental. Por exemplo, passando a investir em fontes de energia renováveis, ações de consumo consciente, descarte correto de resíduos entre outros.
Importante ter em mente que empresas comprometidas com práticas sustentáveis são vistas como mais atraentes para a sociedade e investidores. Como resultado, pode trazer sucesso a longo prazo.
Social
A parte social da Agenda, trata da relação da empresa com as pessoas envolvidas em todos os seus processos, sejam eles internos ou externos. Ou seja, de funcionários, a parceiros, fornecedores e clientes.
Aqui, são lavadas sem consideração políticas de bem-estar, melhorias nas condições de trabalho, incentivo à diversidade e o trabalho em conjunto com as comunidades locais para desenvolvimento.
Governance (Governança Corporativa)
A terceira e última dimensão da ESG, visa avaliar a qualidade do sistema de governança corporativa de uma empresa. Ou seja, isso abrange a transparência, práticas anticorrupção, a qualidade da liderança, a gestão de conflitos e a incorporação de uma cultura de ética e integridade.
A Importância da Agenda ESG
E por que devemos nos preocupar com a Agenda ESG? Além da preocupação mais óbvia com o nosso meio ambiente, devido às constantes mudanças climáticas, o mercado vê empresas que adotaram a Agenda, de forma mais positiva. A seguir, você conferir na integra a importância da ESG:
1. Risco e Retorno: cada vez mais, evidências sugerem que empresas que adotam práticas ESG sólidas têm melhor desempenho em termos de risco e retorno do que aquelas que não adotam. Isso ocorre porque essas empresas estão, muitas vezes, mais preparadas para enfrentar desafios futuros, sejam eles ambientais ou sociais.
2. Mudança Climática: a mudança climática é, indiscutivelmente, um dos maiores desafios que o nosso planeta enfrenta. Empresas que não levam a sério a responsabilidade ambiental correm o risco de enfrentar sanções legais, além de manchar a sua reputação.
3. Pressão dos Investidores: investidores estão pressionando cada vez mais empresas para adotarem as práticas ESG. Além de darem prioridade para aquelas que já demonstram seu compromisso com a Agenda.
Se você se interessou por esse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Lá você encontrará uma variedade de artigos e dicas sobre temas relacionados ao mundo logístico, segurança no trânsito e muito mais.