Blog

Campodoro logística verde

Logística Verde: sustentabilidade e produtividade

A sustentabilidade vem tornando-se uma preocupação constante no cotidiano de muitas empresas, independente do seu tamanho. E, quando falamos do setor logístico, em principal do transporte de carga, há uma urgência no que diz respeito a diminuir o impacto ambiental dessas atividades. Nesse contexto, o conceito de logística verde surgiu como uma estratégia para tornar os planos de ação muito mais sustentáveis. 

 

Dessa forma, aqui são realizadas desde ações mais simples nos interiores das corporações, como reciclagem e a separação do lixo, a pontos mais complexos e custosos, como a adição de caminhões elétricos e o uso de materiais biodegradáveis.

 

Por isso, hoje vamos falar mais sobre a logística verde, apresentando a sua importância, não só para o meio ambiente, como para a empresa como um todo.

 

 

O que é a logística verde?

 

A logística verde, também conhecida como logística sustentável, pode ser conceituada como a metodologia que tem como principal objetivo minimizar o impacto ambiental das atividades logísticas e reduzir o uso de recursos naturais.

 

Para tal, ela envolve a implementação de estratégias e práticas que minimizem o dano ambiental causado pelo transporte e armazenamento de mercadorias. Como resultado, isso pode incluir desde a utilização de veículos com zero emissão de gases poluentes, alternativas sustentáveis de combustível, otimização de rotas, entre outros.

 

Em resumo, são ações realizadas para tornar todos os processos mais sustentáveis. 

 

 

A importância da logística verde para a sustentabilidade

 

A logística verde tem um papel crucial na garantia da promoção da sustentabilidade durante as etapas dos processos da cadeia de suprimentos como um todo. Por que é por meio dela que é possível implementar práticas de reaproveitamento e o descarte correto de resíduos.

 

Dessa forma, essa logística auxilia a empresa a otimizar os seus recursos, visando a economia e a redução do desperdício. Além disso, a preocupação com o meio ambiente, em conjunto com ações que a coloquem em prática, a logística verde torna-se uma vantagem competitiva. Pois muitos são os clientes que tem como prioridade consumir de empresas que são ecologicamente sustentáveis. 

 

 

Como implementar a logística  verde

 

Implementar uma logística verde nos processos internos e externos de uma empresa pode ser uma tarefa complexa e, em alguns casos, demorada. Isso porque é necessário ensinar e conscientizar a sua equipe sobre a importância da sustentabilidade e como é necessário diminuir o impacto no meio ambiente. 

 

Para tal, dentre as principais formas de começar a tornar o seu cotidiano mais ecologicamente responsável, abaixo separamos algumas dicas para ajudar durante esse processo: 

 

 

1. Avaliação ambiental 

 

O primeiro passo para implementar a logística verde é realizar uma avaliação ambiental de todas as operações logísticas existentes. Isso pode ajudar a identificar áreas onde as melhorias podem ser feitas e a desenvolver planos de ação estratégicos.

 

 

2. Treinamento e educação

 

É importante educar e treinar colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes sobre a importância da logística verde. Uma vez que, é algo que demanda da ação em conjunto de todo o corpo corporativo para ser de fato eficaz. 

 

 

3. Tecnologia verde

 

A adoção de tecnologias verdes, como veículos elétricos e sistemas de gestão de energia e de frota, podem ajudar a reduzir o impacto ambiental das operações logísticas.

 

 

4. Parcerias sustentáveis

 

Trabalhar com fornecedores e parceiros que também adotem práticas sustentáveis ​​pode ajudar a promover a logística verde em toda a cadeia de suprimentos.

 

 

A logística verde é uma abordagem essencial para as empresas que desejam contribuir para a sustentabilidade do planeta!

 

Se você se interessou por esse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Lá você encontrará uma variedade de artigos e dicas sobre temas relacionados ao mundo logístico, segurança no trânsito e muito mais.